A Biomusicologia é o estudo da música do ponto de vista biológico . O termo foi cunhado por Nils L. Wallin em 1991 para abranger vários ramos da psicologia musical e da musicologia , incluindo a musicologia evolutiva , a neuromusicologia e a musicologia comparada .
A musicologia evolutiva estuda as "origens da música, a questão do canto dos animais, as pressões de seleção subjacentes à evolução da música" e "evolução da música e evolução humana". A Neuromusicologia estuda as "áreas cerebrais envolvidas no processamento da música, processos neurais e cognitivos do processamento musical" e "ontogênese da capacidade musical e habilidade musical". A musicologia comparada estuda as "funções e usos da música, vantagens e custos da produção musical" e "características universais dos sistemas musicais e comportamento musical".
A biomusicologia aplicada "tenta fornecer informações biológicas sobre coisas como os usos terapêuticos da música no tratamento médico e psicológico; uso generalizado da música nas mídias audiovisuais, como cinema e televisão; presença onipresente da música em locais públicos e seu papel de influenciar comportamento de massa e o uso potencial da música para funcionar como um aprimorador geral do aprendizado ".
(Wikipedia)
veja também:
Conheça essa área
biomusicologia
A música do ponto de vis-
ta da ciência dos seres
vivos. A música e
a vida
Posologia
Seguir Precrição
A dose do medicamento,
a freqüência de adminis- tração e período
Fique por dentro
Textoa e Afins
Atualizamos periodicamen- te textos relacionados a nossos trabalhos
Agenda 2020
Oportunidades
incluindo as datas e hora- rios dos ensaios da Banda
de Cura