Um dos mais recentes desafios da ciência é entender a base biológica da mente e dos processos que nos permitem aprender, lembrar-se, agir e perceber. Behaviorismo, a doutrina que tem dominado a psicologia experimental durante grande parte do século XX, acreditava que era possível estudar o comportamento dos seres humanos, observando suas ações. Os defensores desta teoria acreditam que o sistema nervoso é como uma estrutura insondável e nega a utilidade de pesquisas para o estudo dos processos mentais, tão longe de qualquer possibilidade de análise eficaz.
A opinião de hoje é muito diferente.
Um número cada vez maior de estudiosos e pesquisadores acreditam que é possível entender como os processos mentais através do estudo do cérebro. A consciência doutrinal e central que revelam estudos contemporâneos sobre o cérebro pode ser resumida na seguinte frase:
todo comportamento é a expressão de uma função cerebral que integra com muitos outros. Neste contexto, a expressão genérica mente é o resultado de uma série complexa de processos e funções do cérebro. a atividade do cérebro é a base de comportamentos relativamente simples, como caminhar, respirar e comer, e ao mesmo tempo é a base de outras atividades mais complexas, tais como a aprendizagem, carinho e talento artístico que é usado por alguns -nos para pintar um quadro ou compor uma sinfonia. Mesmo arte, neste caso, música, é, assim, a expressão de uma atividade cerebral.
O estudo desta atividade e a sua organização no sistema da cultura e da evolução do Homo sapiens sapiens é a biomusicologia. Como exemplo, a questão crucial que se coloca o pesquisador da biomusicologia é a perspectiva puramente evolutiva: como uma faculdade, como a música que carece de "uso direto", escapou à ação seletiva implacável e forte da Natureza (NL Wallin, 2003, p. 23) Será que a música ainda existe porque é inofensiva e sem sentido teleológico?
“Só uma informação: A teleologia é o estudo filosófico dos fins, isto é, do propósito, objetivo ou finalidade. Embora o estudo dos objetivos possa ser entendido como se referindo aos objetivos que os homens se colocam em suas ações, em seu sentido filosófico, teleologia refere-se ao estudo das finalidades do universo”.
Em essência, a pergunta mãe de todas as outras perguntas, e típica das diferentes disciplinas que estudam a música, é:
Para que é útil a música, aparentemente sem propósito?
veja também:
Conheça essa área
biomusicologia
A música do ponto de vis-
ta da ciência dos seres
vivos. A música e
a vida
Posologia
Seguir Precrição
A dose do medicamento,
a freqüência de adminis- tração e período
Fique por dentro
Textoa e Afins
Atualizamos periodicamen- te textos relacionados a nossos trabalhos
Agenda 2020
Oportunidades
incluindo as datas e hora- rios dos ensaios da Banda
de Cura